Cafeteria para Otakus!

by - fevereiro 11, 2013





Não temos muitas cafeterias, pois os brasileiros se acostumaram a frenquentar lanchonetes e "barzinhos". Mas na Europa, EUA e também no Japão, as Coffe House (cafeteria) existem em grande quantidade e servem praticamente tudo o que temos em nossas lanchonetes. Quem desejar saber mais sobre a origem e variedades das Coffe House, recomendo a leitura desta matéria na Wikipédia, pois nosso assunto aqui vai ser a origem e do desenvolvimento das Coffe House para fãs de anime/mangá.



No Japão, onde existem Coffe House aos montes, quando o bairro de Akihabara em Tóquio começou a se tornar famoso como a "Meca" mundial dos otakus por volta de 2000, em março de 2001 surge o Cure Maid Café- a primeira Coffe House em que a garçonetes atendem os clientes vestidas como Maids (aquelas empregadas no estilo Vitoriano, geralmente com vestido preto, avental e touca branca).



Nesta época, a imagem da "maid" já aparecia em vários animes e mangás, se tornando uma personagem"clássica" e constante. O sucesso do Cure Maid impulsionou o surgimento de dezenas de outros Maid Cafés por todo o Japão, sendo hoje uma das facetas da cultura otaku mais conhecida mundialmente.








O Cure Maid Café é tão famosos entre os otakus japoneses, que já apareceu em vários animes, e seu site oficial (em japonês) está neste link.



Vista geral do Good Smile Café
Mas além dos Maid Cafés, outra categoria de Coffe House para otakus surgiu, que são as casas temáticas e/ou patrocinadas por empresas ligadas diretamente aos fãs de mangá/anime. E uma das mais conhecidas atualmente é a Good Smile Café, com site oficial neste link. Situado, obviamente, em Akihabara, é uma Coffe House padrão, mas adaptada aos gostos e necessidades dos otakus. Toda a decoração é baseada nos produtos da Good Smile Company, uma das maiores e melhores fabricantes de figures, action figures e gashapons do Japão (site oficial neste link): ela tem posters, vitrines com os ultimos lançamentos em exposição (com edições limitadas à venda esclusivamente na Good Smile Café), desenhos originais de animes patrocinados pela empresa, TVs exibindo animes e toalhas de mesa temáticas. Em resumo, o sonho de consumo para qualquer otaku!










O menu da casa também é de dar água na boca de qualquer otaku, sendo sempre atualizado com novos pratos inspirados nos animes mais recentes. Além do menu apetitoso, há também venda on-line (apenas para oJapão) de doces e bolos em pacotes promocionais juntamente com figures exclusivas! Uma das promoções mais recentes, com uma figure em SD da Hatsune Miku "Angel Version" pode ser vista neste link, e em inglês!








Que tal este Mirtilo-soda "Hatsune Miku" com uma bola de sorvete?
Os preços de lanches e bebidas estão entre 500 e 1.000 Yens - um pouco acima da média, é verdade, mas se você vai ao Good Smile Café, não é só pela comida: é para estar num ambiente totalmente climatizado para fãs de anime/mangá! Aos que desejarem ver mais fotos deste lugar onírico, recomendo a cobertura fotográfica que o Danny Choo fez em seu site Culture Japan (de onde tirei boa parte das fotos desta matéria), neste link. Ou ainda, o que um ocidental achou ao visitar o Good Smile Café neste link.



Agora, um detalhe importante : além de apresentar alguns dos lugares obrigatórios para visitar no Japão se você for um otaku de carteirinha, eu queria com esta matéria destacar um detalhe que provávelmente poucos perceberam. A Good Smile company, uma empresa que fabrica e vende figures & bonecos de PVC em geral, abriu uma Coffe House em Akihabara apenas para promover a imagem da Companhia! Perceberam que jogada de marketing muito bem bolada a direção da Good Smile fez? Ao invés de gastar milhões de yens em propagandas, eles investiram essa grana numa cafeteria que, além de divulgar a empresa e seus produtos, ainda gera lucro! É nessas horas que vemos o quão distante em criatividade e visão de mercado os empresários brasileiros estão, quando comparados ao japoneses. Ainda temos muito que aprender...











...mas um dia a gente chega lá!

You May Also Like

0 Comentários

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença!
Ambos são super importantes para mim.

Kaomojis:
(*´∀`*) (*≧∀≦*) (=´∀`)人(´∀`=) ( ・ ▽ ・)
ヾ(*^▽^*)o, 。・゚゚・(>_<)・゚゚・。 (>ω<;)*(´∀`)ノノ*
(。ゝω・)~♡ ヘ(´∀`ヘ)ヘ (╯°□°)╯•ᴥ• (´・ω・`)